Primeira emissão de CRA verde em dólar

16/08/2022
O capital será utilizado para oferecer linhas de crédito com juro de um dígito a agricultores que cumpram os critérios de elegibilidade do RCF.

A primeira emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) em dólar no âmbito do programa de financiamento de commodities responsáveis, o RCF (Responsible Commodity Facility) foi realizada pela plataforma de securitização brasileira Opea. A operação de CRAs ‘verdes” foi coordenada também pela Sustainable Investment Management (SIM) e pela Traive e arrecadou US$ 11 milhões das redes de supermercados britânicas Tesco, Sainsbury’s e Waitrose. 

O capital será utilizado para oferecer linhas de crédito com juro de um dígito a agricultores que cumpram os critérios de elegibilidade do RCF e se comprometam com o desmatamento zero, ao conservar suas áreas de Reserva Legal, prevenindo impactos climáticos negativos e a perda da biodiversidade. "A Opea tem como histórico trazer inovação ao mercado e mais uma vez fizemos isso. Com essa operação, damos uma alternativa para que os diversos produtores rurais brasileiros que se preocupam com a produção sustentável acessem recursos de mercado de capitais, com condições muito competitivas", explica Renato Barros Frascino, Sócio e Head de Agronegócio da Opea. 

Desde junho deste ano, a Opea é signatária da IFACC, a quem se juntou em prol de um novo olhar para a produção de alimentos de forma sustentável com alternativas de acesso aos mercados de capitais. “Essa é uma parceria com um objetivo importante - impulsionar o agronegócio no Brasil de maneira sustentável - e, o melhor, que rendeu frutos rapidamente, com essa primeira emissão em dólar de CRAs verdes”, conclui.