Público recorde de 20 mil pessoas
O 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, realizado no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de 13 a 15 de setembro, registrou número recorde de 230 expositores (100% da área expositiva) e público de 20 mil visitantes. Foi a primeira edição pós-pandemia. “O setor de saneamento viveu com este evento um momento único de troca de conhecimento qualificado, promoção de inovação e negócios e união de esforços para que o saneamento avance em nosso país, rumo à universalização. E, de forma emocionante, vivenciamos o reencontro de tantos amigos e colegas de trabalho”, ressalta Luciomar Werneck, presidente da AESabesp.
O 33º Encontro Técnico AESabesp recebeu 1.073 congressistas e 277 trabalhos foram apresentados. Além da participação de 22 estados brasileiros, o encontro recebeu participantes de outros 15 países, além do Brasil. Somando-se aos 20 mil participantes que prestigiaram o evento presencialmente, a plataforma virtual contou com 3.591 visitas durante os três dias de evento. “Como diretor desta edição do Encontro Técnico AESabesp, não poderia estar mais orgulhoso e satisfeito com tudo o que realizamos nesta retomada presencial. Esta edição bateu recordes de público e de trabalhos técnicos, com salas lotadas e palestrantes e congressistas de todas as partes do Brasil”, ressalta Agostinho Geraldes, que também está à frente da Diretoria Técnica da AESabesp.
O evento teve espaço para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregaram melhorias e inovações em prol de toda a sociedade. Durante os três dias, cerca de 70 especialistas apresentaram cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. Ao todo, foram 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões. A programação contou com temas como "Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento", "Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta", "ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar", "Tecnologia: a inovação e o saneamento", “Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica", e a "Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico", entre muitos outros.
O público da feira é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando numa das visitações mais qualificadas das realizações do setor. Para a Fenasan 2023, que será em outubro, 67% da área expositiva já está reservada, com 91 empresas. A expectativa é de que o crescimento constante do evento continue nas próximas edições.