Solví e Braskem reúnem ativos na formação de joint venture

16/06/2024
A operação tem como objetivo transformar a joint venture em uma plataforma para crescimento nacional no setor

A Solví Essencis Ambiental e a Braskem firmaram acordo para a criação de uma joint venture que reunirá ativos das duas companhias na área de gestão de resíduos industriais, formando a maior empresa do setor no País. A operação tem como objetivo transformar a joint venture em uma plataforma para crescimento nacional no setor de resíduos industriais, garantindo excelência operacional e sustentabilidade ambiental.

A Gerenciamento de Resíduos Industriais (GRI) adquirirá a totalidade da participação detida pela Braskem na Cetrel S.A., atualmente representativas de 63,7% do capital social da Cetrel. A operação compreenderá as etapas de venda, pela Braskem à GRI, de até 498.436 ações ordinárias de emissão da Cetrel; e a subscrição, pela Braskem, de aumento de capital da GRI, a ser integralizado por meio do aporte de até 771.592 ações ordinárias de emissão da Cetrel de titularidade da Braskem, além da transferência, mediante conferência em aumento de capital da GRI e/ou qualquer outra forma de cessão e transferência, à GRI de ativos de gerenciamento de resíduos industriais e serviços da mesma natureza, atualmente detidos pela Solví e por suas controladas. 

Com a implementação da operação, a Solví passará a deter, diretamente, participação equivalente a 50,1% do capital social da GRI, enquanto a Braskem adquirirá participação equivalente a 49,9% do capital social da GRI. O valor a ser pago pela GRI à Braskem no âmbito da operação equivale a aproximadamente R$ 284 milhões, sujeito a ajustes usuais deste tipo de operação, além das ações de emissão da GRI a serem subscritas no âmbito do aumento de capital mencionado. O montante de aproximadamente R$ 199 milhões deverá ser pago na data de fechamento da Operação e o restante até o final de novembro de 2025 ou em um ano após a data de fechamento da Operação (o que ocorrer primeiro). 

A operação visa transformar a GRI em uma plataforma para crescimento nacional no setor, garantindo excelência operacional e sustentabilidade ambiental, além de fortalecer a Cetrel, referência em soluções ambientais industriais para tratamento de águas e efluentes, além de consultoria ambiental. O fechamento da Operação está sujeito ao cumprimento de condições precedentes, incluindo a prévia aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE. A companhia manterá o mercado oportuna e adequadamente informado sobre os desdobramentos relevantes da Operação, em cumprimento à legislação e regulamentação aplicável