Sumaré terá esgoto tratado com tecnologia holandesa
A BRK acaba de iniciar as obras da nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto com a implantação do interceptor de esgoto Frente 1 que terá mais de 2,9 km de extensão no município de Sumaré (SP). A nova ETE contará com a tecnologia NEREDA®, uma das mais eficientes da atualidade e deve ficar pronta em julho de 2026. O investimento estimado é de R$ 80 milhões.
A ETE Tijuco Preto será responsável pelo tratamento do esgoto gerado pelas regiões Área Cura, Matão e parte do Nova Veneza. A estimativa é que cerca de 93 mil pessoas serão atendidas diretamente pelo novo sistema de tratamento, que representa ainda um ganho para o meio ambiente com a devida destinação do esgoto gerado por essa parcela da população. A tecnologia NEREDA®, desenvolvida na Holanda, é reconhecidamente uma das mais eficientes para o tratamento de efluentes atualmente. Sumaré receberá a terceira unidade do modelo no interior de São Paulo. Outros dois municípios que também têm o saneamento administrado pela BRK – Limeira e Rio Claro – já adotam essa tecnologia com sucesso. O sistema NEREDA® realiza o tratamento terciário e conta com reatores biológicos para o processo. Isso apresenta várias vantagens em relação a outros modelos, entre elas, a necessidade de uma área reduzida para a implantação, o baixo consumo energético e a redução da geração de odores. Além, claro, de garantir uma elevada eficiência de tratamento.
A implantação dos interceptores de esgoto – tubulação de maior diâmetro responsável por coletar esgoto das redes públicas e conduzir os efluentes dos imóveis das áreas atendidas até a nova ETE Tijuco Preto – será a primeira intervenção relacionada à obra. Serão mais de 2,9 km de interceptores nessa primeira fase executados em diâmetros variando entre 300mm e 750mm, com material resistente a rompimentos. Em paralelo, às obras do interceptor Frente 1, também serão iniciadas as obras de implantação da ETE Tijuco Preto pela terraplanagem do terreno, fundação, tanques em concreto armado, montagem hidromecânica e elétrica. A ETE, que terá capacidade de tratar 230 litros de esgoto por segundo, está localizada em um terreno de aproximadamente 20 mil m² no Parque Residencial Pavan. O andamento das obras pode ser acompanhado pelas redes sociais da BRK e também no site Sumaré Por Um Novo Amanhã (www.sumareporumnovoamanha.com.br), que reúne informações sobre ações da companhia no município.