Tecnologia de oxi-combustão substitui ar por oxigênio
À procura por eficiência contínua e sustentabilidade, a Air Products na América Latina desenvolveu a tecnologia de oxi-combustão, que envolve a substituição do ar por oxigênio puro ou enriquecido no processo de combustão, resultando em uma chama mais eficiente e controlada. A combustão com oxigênio puro traz benefícios substanciais, como o aumento na eficiência da queima e redução das emissões de poluentes. Embora a adoção desse processo no Brasil tenha sido gradual, setores-chave, como a indústria siderúrgica, metalúrgica e a de vidro, já o utilizam ativamente para alcançar ganhos em termos de produtividade e conformidade com padrões ambientais mais rigorosos. “Isso não apenas aumenta a eficiência térmica, mas também reduz as emissões de gases poluentes, tornando-se uma abordagem atraente para a descarbonização”, explica”, diz
Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products, empresa especializada em soluções de gases industriais.
A Air Products desenvolveu o sistema de queimadores Cleanfire HRx, inovação em oxi-combustão, que possui eficácia para alcançar maior eficiência de fusão, menores emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e maior controle da chama. “Esses queimadores não apenas reduzem as emissões de gases de efeito estufa, como o NOx, mas também promovem operações mais econômicas e sustentáveis devido à eficiência operacional da tecnologia, além da otimização da eficiência energética”, explica Basílio. O sistema Cleanfire HRx Burner representa uma inovação significativa na queima de oxigênio, permitindo o escalonamento de quase 100% do oxigênio do queimador. “Isso é alcançado mantendo a estrutura da chama, preservando a mistura ideal de combustível e oxigênio. O HRx Burner demonstrou ser capaz de melhorar a eficiência de fusão, reduzir as emissões de NOx e proporcionar maior controle sobre o comprimento da chama”, diz Basílio.
Na indústria de vidro, a Air Products implementou queimadores de chama plana com alta performance onde foi desenvolvido o estagiamento com oxigênio, de modo a aumentar a eficiência e reduzir a manutenção do equipamento, com isso a tecnologia da empresa teve bons resultados para solucionar esses problemas de desgastes de refratários ou superestruturas de fornos, oferecendo maior controle sobre o queimador e ajustando a chama para garantir estabilidade e eficiência operacional. “O Cleanfire HRx Burner supera os desafios anteriores, expandindo os limites de estagiamento de oxigênio com segurança. Introduzindo tanto estágios ou injeções de oxigênio sob a chama quanto sobre a chama, o HRx Burner oferece maior controle operacional”, aponta. Conforme o especialista, esta flexibilidade é essencial para operar em três diferentes modos: o melt mode, para fusão eficiente, foam control mode, para redução de espuma secundária, e split mode, para o equilíbrio.
Segundo Basílio, em uma demonstração em um forno de vidro de garrafas âmbar de 400 TPD, a mudança para o HRx Burner reduziu defeitos de vidro, emissões de NOx e consumo de combustível. Em outro caso, a aplicação do HRx Burner em um forno de vidro de embalagem transparente de 290 TPD reduziu a espuma em cerca de 90%, levando à diminuição na temperatura da superestrutura do forno e no consumo de combustível. “A tecnologia Cleanfire HRx representa um avanço significativo na queima de oxigênio, proporcionando benefícios substanciais em termos de eficiência, controle operacional e qualidade do vidro. A capacidade de estender os limites de estagiamento de oxigênio com segurança, juntamente com a flexibilidade de operação em diferentes modos, torna o HRx Burner uma solução eficaz para a descarbonização, eficiência energética e controle de qualidade em processos de fusão de vidro oxi-combustível, principalmente porque este queimador pode trabalhar com qualquer mescla de hidrogênio e gás natural como combustível, ou seja, este já é um queimador preparado para o futuro onde a busca por zero emissões de carbono será inevitável e o HRx Burner está pronto para trabalhar com até 100% hidrogênio”, afirma Basilio. Nos Estados, a Air Products desenvolve essa tecnologia no seu centro de tecnologia especializado, que permite testes em tempo real que podem ser vistos por meio de câmeras remotas de vídeo e pela internet. “Nosso sistema permite que o cliente acompanhe demonstrações e dados, em qualquer lugar do mundo, o que o ajuda na escolha do melhor equipamento para trabalhar em sua produção”, conclui Basílio.