Unidades móveis em plataformas offshore

25/06/2023
Contrato para fornecimento e operação de Unidades Móveis de Tratamento para dessalinização de água por osmose reversa

A Veolia Water Technologies & Solutions Veolia WTS assinou recentemente contrato para fornecimento e operação de Unidades Móveis de Tratamento para dessalinização de água por osmose reversa para plataformas petrolíferas nas Bacias de Campos (RJ), Santos (SP) e Espírito Santo (ES). Como no primeiro acordo assinado há cinco anos, a empresa buscou as bombas de alta pressão da Danfoss para equipar os skids instalados nas plataformas.

Os skids são as Unidades Móveis de Tratamento, responsáveis por retirar os sais minerais da água e torná-la doce. A técnica de dessalinização por osmose reversa usa a pressão para filtrar a água, fazendo com que ela passe por uma série de membranas que removem o sal. 

Uma série de componentes e equipamentos formam uma unidade móvel, entre elas bombas de alta pressão, que são fundamentais na tecnologia de dessalinização. “Eu diria que as bombas são como órgãos vitais, pois é a partir delas que se dá energia (pressão) para passar a água no processo de reter o sal. É fundamental que as bombas operem sem falhas nem paradas e a longos intervalos, pois o equipamento funciona 24 horas, e com fácil manutenção. As bombas da Danfoss entregam exatamente esses atributos”, afirma Alan Oliveira, Gestor de contratos da Veolia Water Technologies & Solutions.

A Veolia Water Technologies & Solutions já forneceu e operou sete Unidades Móveis de Tratamento no primeiro contrato, encerrado em agosto de 2022. Já para o segundo contrato, iniciado em setembro do mesmo ano, aumentou a frota para 20 skids. A água proveniente do processo de dessalinização é para uso interno. As Unidades Móveis de Tratamento são montadas na planta da Veolia localizada na cidade de Sorocaba (SP). Cada equipamento e componente usados nas unidades móveis funcionam 24 horas e durante 28 dias no mês. Cada unidade delas tem capacidade de produzir 30 milhões de litros de água por ano.

Outro importante aspecto neste tipo de aplicação é a necessidade de o equipamento não exigir manutenção frequente, uma vez que é restrito e complexo o acesso de pessoas às plataformas marítimas. “As bombas de pistão axial superam as bombas centrífugas e os estudos internos mostram que a tecnologia APP oferece taxas de eficiência de mais de 90% para obter os menores custos do ciclo de vida disponíveis”, afirma Anderson Ferreira, Engenheiro de Vendas da Danfoss, que complementa: “As bombas foram criadas especificamente para aplicações de osmose reversa de água do mar, por isso ela é a solução mais confiável e sustentável para dessalinização”.

O Gestor da Veolia corrobora com a afirmação de Ferreira ao afirmar que as bombas da Danfoss nunca apresentaram problemas. “Um projeto desta complexidade foi desenhado sob medida e exige equipamentos de alta confiabilidade e alta performance. A bomba é um dos protagonistas do sucesso da aplicação”conclui Alan Oliveira. Em fase de produção e montagem, as Unidades de Tratamento Móvel da Veolia WTS foram instaladas a partir de janeiro de 2023.