Tarifa Social de Água amplia acesso para famílias de baixa renda em Lages/SC

17/07/2025
Programa da Tarifa Social oferece abatimentos de até 70% no consumo e reforça a importância da atualização cadastral no CadÚnico.

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), ampliou o acesso à Tarifa Social de água e esgoto para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. O benefício, previsto em âmbito nacional, garante às famílias inscritas no CadÚnico ou que tenham membros recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), descontos expressivos na fatura de água, além da isenção na taxa de lixo.

Atualmente, cerca de 1.435 famílias em Lages já são atendidas pelo programa. A Semasa está realizando um levantamento para atualização cadastral, garantindo que apenas quem realmente preenche os critérios continue recebendo o benefício. Para manter a elegibilidade, é imprescindível que o imóvel seja residencial, que a conta esteja em dia (ou com acordo ativo) e que não existam irregularidades na instalação.

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a tarifa social pode oferecer até 70% de desconto sobre o consumo até 15 m³ mensais, além da isenção da taxa de coleta de lixo. No entanto, o benefício pode ser cancelado se forem detectadas fraudes, como ligações clandestinas ou uso compartilhado não declarado no cadastro.

Para solicitar a inclusão, os interessados devem apresentar documento de identificação oficial, conta de água ou número de matrícula do imóvel e comparecer ao setor comercial da Semasa, na Rua Manoel Thiago de Castro, 119 (edifício Cacimba), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.