Criada área com foco em soluções pra combater mudanças climáticas

19/06/2023
A iniciativa reforça o compromisso da empresa em contribuir com soluções que promovam a sustentabilidade

A Amanco Wavin acaba de lançar a nova área de Resiliência Climática Urbana (na sigla em inglês, UCR), divisão com foco em soluções para o combate às mudanças climáticas. A iniciativa reforça o compromisso da empresa em contribuir com soluções que promovam a sustentabilidade por meio do gerenciamento de águas pluviais e a sua utilização eficiente. A nova unidade de negócio visa debater e tomar ações frente aos desafios e riscos gerados pelas mudanças extremas no clima do modo mais sustentável possível. Para a Amanco Wavin, a restauração do ciclo natural da água é uma forma de reduzir os impactos do desenvolvimento urbanístico em termos de quantidade e qualidade do escoamento de águas pluviais.

Os Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável que a Wavin promove dentro da nova área atuam diretamente na regulação pluvial ao utilizar as águas das chuvas em um ciclo que propõe retardar, infiltrar e reutilizar. “A prevenção é um dos desafios para o futuro, por isso a infraestrutura urbana é um ponto sensível quando o assunto são eventos climáticos extremos. Com a área de Resiliência Climática Urbana queremos que a sociedade e o mercado enxerguem que armazenar e reutilizar a água durante os períodos de seca e atender à crescente demanda causada pela urbanização será a chave para o desenvolvimento de cidades mais verdes e resilientes”, ressalta Sergio Costa, presidente da Amanco Wavin no Brasil.

A Amanco Wavin está com projetos de gerenciamento de águas da chuva que serão iniciados em breve. Em paralelo, a Wavin já possui em seu portfólio produtos como o QuickStream, sistema sifônico que atua na captação e drenagem de águas pluviais, e o AquaCell, tanques de gestão de águas superficiais feitos de plástico 100% reciclados, leves, seguros e de fácil manuseio. Os dois produtos, estão diretamente atrelados ao pilar da companhia, de construir cidades resilientes às mudanças climáticas, uma vez que além de auxiliar na captação de águas pluviais, eles também evitam transbordos e alagamentos que podem gerar danos à estrutura e prejuízos aos indivíduos do local.

Além disso, por meio do Wavin Services – área de prestação de serviços com foco em dar suporte a prefeituras, governos e companhias de saneamento públicas e privadas –, a empresa atua em duas frentes com a meta de construir cidades resilientes. A primeira é com o Wavin Water Network Management Services (WWNM), um completo pacote de soluções de diagnóstico inteligente para a gestão de redes de água potável, com foco na redução de desperdício. A segunda envolve as tecnologias MND (Métodos Não Destrutivos), desenvolvidas para fazer reparos em redes de abastecimento com pouquíssima intervenção urbana, sem danificar o asfalto e, por consequência, sem atrapalhar a mobilidade dos cidadãos no dia a dia. A companhia trabalha em conjunto com planejadores urbanos, arquitetos e engenheiros para promover e criar produtos e soluções que atuem para resolver os cinco grandes desafios dentro desse tema: inundações, secas, estresse térmico, esgotamento das águas subterrâneas e poluição das águas superficiais.