EDP recebe inscrições por soluções que acelerem transição energética
A EDP abriu as inscrições até o dia 21 de fevereiro para o programa de inovação aberta Energy Starter, voltado para acelerar a adoção de tecnologias que impulsionem a transição energética. O primeiro módulo será dedicado a soluções inovadoras para as Redes do Futuro e é aberto par a participação de startups de todo o mundo. As inscrições devem ser feitas pelo site do programa https://theenergystarter.com/. Nesse módulo, o foco é em startups e empresas tecnológicas em rápido crescimento, que apresentem soluções para otimizar a flexibilidade e a capacidade das redes, ao mesmo tempo em que simplificam os processos de implementação e manutenção para reduzir custos e otimizar a integração das fontes de energia renováveis.
O módulo de Redes do Futuro procura, em 2025, startups que disponibilizem inovação e tecnologia para enfrentar grandes desafios, incluindo otimizar a capacidade, simplificar a implementação, minimizar o impacto ambiental, aumentar a resistência de redes a fenômenos extremos e aumentar a segurança em atividades no terreno. Após as inscrições, as startups serão avaliadas entre março e abril por meio da participação em reuniões on-line com representantes da EDP. Os selecionados irão avançar para a próxima etapa: o bootcamp, previsto para acontecer nos dias 26 e 27 de maio, na sede da EDP em Lisboa, Portugal. Durante dois dias, as startups participantes terão a oportunidade de trabalhar com gestores da EDP e representantes de várias áreas de negócio, além das equipes de inovação, com o objetivo de acelerar o codesenvolvimento de projetos-piloto e acordos comerciais. Adicionalmente, poderão ter acesso a eventuais apoios financeiros e se beneficiar da experiência e da rede de contatos da EDP Ventures, a sociedade de capital de risco da EDP.
Após o bootcamp, as startups selecionadas irão iniciar um trabalho de colaboração com as equipes da EDP para aperfeiçoar, validar e implementar os projetos-piloto propostos. Estas ações serão totalmente financiadas pela EDP e envolverão o acesso aos seus dados e ativos, juntamente com um acompanhamento contínuo para garantir que as soluções sejam adaptadas às necessidades da empresa O objetivo é acelerar essas iniciativas inovadoras no sentido da viabilidade comercial, abrindo caminho a parcerias de longo prazo que contribuam para impulsionar a transição energética. Além deste primeiro módulo dedicado às Redes do Futuro, a 9ª edição do programa inclui mais duas categorias: Energias Renováveis e Hidrogênio Verde e Soluções para Clientes.