IFC aprova empréstimo SLL de R$ 1 bilhão para a Sabesp

19/11/2024
O projeto da Sabesp tem como meta melhorar a infraestrutura de água e saneamento ao longo do Rio Tietê

Braço de investimento do banco Mundial, o International Finance Corporation (IFC) aprovou empréstimo vinculado à sustentabilidade (SLL) de até R$ 1,060 bilhão para a Sabesp para apoiar a implementação da iniciativa Integra Tietê da empresa. O projeto da Sabesp tem como meta melhorar a infraestrutura de água e saneamento ao longo do Rio Tietê. O SLL inclui incentivos de preço vinculados ao aumento da porcentagem de domicílios conectados à conexão e tratamento de esgoto.

O montante ajudará à Sabesp a financiar pagamentos sob três contratos baseados em desempenho relacionados à iniciativa em Guarulhos e Perus, com o objetivo de melhorar a qualidade das comunidades de baixa renda no estado. Como resultado, espera-se que o empréstimo da IFC impacte as vidas de mais de 360.000 moradores. O investimento também contribuirá para os esforços de mitigação e adaptação climática no Brasil ao melhorar a otimização das instalações de coleta e tratamento de águas residuais, o que irá reduzir aproximadamente 4.940 toneladas anuais de dióxido de carbono (CO2) equivalente. Além disso, a rede de coleta de esgoto da Integra Tietê canalizará águas residuais não tratadas para estações de tratamento, diminuindo assim a poluição geral – um fator importante que contribui para a perda de biodiversidade. “O investimento da IFC na Sabesp se baseia e reforça nossa abordagem programática para o setor de água e saneamento no Brasil, que visa impulsionar e dimensionar a participação e mobilização do setor privado”, disse Manuel Reyes-Retana, Diretor Regional para a América do Sul da IFC.

Para Retana, o investimento só irá melhorar a iniciativa de um parceiro-chave que se concentra em aumentar a confiabilidade do fornecimento de água e expandir os serviços de saneamento para comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo, além de contribuir para a mitigação do clima e a preservação da biodiversidade.

Lançado em 2023, o Integra Tietê reúne governo, setor privado e sociedade civil para melhorar a limpeza do maior rio do estado. O programa pretende aumentar o tratamento de esgoto que atende 3,8 milhões de pessoas até 2029 na Região Metropolitana de São Paulo, ao mesmo tempo em que melhora e preserva significativamente a qualidade da água do Rio Tietê. "O programa Integra Tietê é uma das iniciativas mais significativas da Sabesp voltadas para atingir nossas metas de universalização. Este é o primeiro financiamento do IFC dedicado especificamente a este projeto, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade", afirma Daniel Szlak, CFO da Sabesp.

O investimento da IFC na Sabesp está alinhado com a meta estratégica da organização de melhorar o acesso à água e ao saneamento, conforme descrito no plano plurianual do Grupo Banco Mundial recentemente aprovado . Este é o terceiro investimento da IFC na Sabesp, parceira da iniciativa Utilities for Climate (U4C) desde 2022, e seu sexto investimento no setor de infraestrutura de água e saneamento do Brasil.