Rio + Saneamento usa areia expandida em ETA

30/07/2023
Produto substitui a areia e o antracito usados tradicionalmente para este tipo de processo

As equipes da Rio+Saneamento adotaram uma tecnologia internacional na etapa de filtração da Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Fidélis, um dos 18 municípios atendidos pela empresa. O material filtrante é denominado Filtralite, fornecido pela Saint-Gobain Canalização, e sua composição é a base de argila expandida, que substitui a areia e o antracito usados tradicionalmente para este tipo de processo. O material foi desenvolvido para remover mais substâncias contaminantes, além de aumentar o intervalo de retrolavagem. 

A tecnologia é utilizada em vários países, com resultados positivos, e foi implantada na operação de São Fidélis, servindo como "projeto-piloto" para a Rio+Saneamento. “O desempenho do Filtralite na ETA São Fidélis tem demonstrado possibilidade de aumento das taxas de filtração, a melhora da qualidade da água filtrada e o aumento das carreiras de filtração, reduzindo o consumo geral de água para retrolavagem dos filtros. Os testes realizados no Brasil têm corroborado com as experiências internacionais, nas quais já se utilizam Filtralite há anos. Estes resultados geram mais água, mais economia e melhores condições de saneamento para o nosso país”, afirma o Doutor em Saneamento e Diretor da Projetae, Paulo Eduardo Nogueira Voltan.

A Filtralite, da Saint-Gobain Canalização, é uma solução inovadora em argila expandida que substitui areia ou areia e antracito em filtros convencionais utilizados em estações de tratamento de água em empresas de saneamento, indústrias, papeleiras e mineradoras. Entre os benefícios a redução do consumo de energia, o aumento da capacidade de vazão de cada filtro sem necessidade de construção de novos filtros e a entrega de água potável de melhor qualidade. A Saint-Gobain Canalização oferece consultoria técnica pré, durante e pós instalação do Filtralite, para os clientes em cada estação de tratamento. A solução vem de encontro a uma demanda mundial de redução de consumo de água e energia, e de companhias, especialmente indústrias como as de alimentos e bebidas, que trabalham com metas ambiciosas de ESG. O Filtralite pode ser caracterizado como pequenos pedaços duros de esponja aberta, cheio de poros internos de diferentes tamanhos.

Graças à sua estrutura porosa, o Filtralite é um meio de filtragem mais aberto, com espaço extragrande para armazenar partículas. Seu processo de fabricação atinge 1.200°C atingindo uma rigidez que chega a dobrar a vida útil em relação ao que se espera para areia, que é em torno de dez anos. Além disso, a estrutura porosa gera uma segunda dimensão de filtração, capaz de aumentar em 50% o volume de água filtrada, além de reduzir em três vezes a necessidade de retrolavagem, economizando assim até 75% em energia elétrica, tempo não produtivo e em 60% a perda de água. Para tratamento de água potável, há o Filtralite ® Monocamada, para substituição de areia e o Mono-multi para substituição de Areia (camada inferior) e Antracito (camada superior). A empresa oferece payback de dois a três anos, podendo chegar a um ano caso a troca do elemento filtrante já esteja prevista, é uma opção vantajosa para populações crescentes; combate à escassez hídrica, além de ser uma alternativa sustentável sem necessidade de investimento em obra civil de projetos retrofit e ampliação.