ANIP lança relatório de coleta e destinação de pneus
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) acaba de lançar o primeiro Relatório Ambiental da Indústria de Pneumáticos, documento histórico para a indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, já que detalha o programa de logística reversa de pneus inservíveis, iniciado em 1999 em todo o Brasil. “Sendo o Brasil o sétimo produtor mundial na categoria de pneus para automóveis e o quinto em pneus para caminhões e ônibus, temos o compromisso de ser transparentes frente à opinião pública, apresentando os dados mais relevantes da indústria pneumática”, diz Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP. Para Müller, o relatório mostra a atuação e responsabilidade da entidade na coleta e destinação de pneus inservíveis, além de informar a amplitude de investimento em toda esta operação.
Entre 1999 e 2020, o relatório aponta que as operações de logística reversa de pneus no Brasil coletaram 1,1 bilhão de unidades de passeio em 1.053 pontos de coleta distribuídos por todo o país. “A partir de 2007, criamos a Reciclanip, instituição sem fins lucrativos, para cuidar exclusivamente da logística reversa de pneus”, explica Müller. Desde o início deste trabalho, a Reciclanip coletou mais de 5,23 milhões de toneladas de pneus.
O trabalho de logística reversa da Reciclanip já recebeu o prêmio E, concedido pela UNESCO em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o IBAMA; o Prêmio FIESP, como exemplo de ação de sustentabilidade; e o Prêmio Opinião Pública (POP) dos Conselhos de Relações Públicas pelo trabalho de conscientização da população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis. “A Reciclanip é uma referência mundial em logística reversa, sendo a maior da América Latina no setor, coletando pneus em mais de 1.400 municípios, com uma abrangência geográfica muito superior aos 326 municípios com mais de 100 mil habitantes exigidos pela resolução 416 da Conama, entidade que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil, evitando, portanto, que estes resíduos sólidos venham a ser descartados na natureza”, completa.
Segundo Müller, a operação da Reciclanip começa na logística para o recolhimento dos pneus nos pontos de coleta ou em campanhas nos municípios que não tenham os pontos, passa pela destinação correta do pneu, trituração com empresas parceiras e retorna para o mercado por meio de utilização em cimenteiras como fonte de energia alternativa, siderúrgicas e na fabricação de produtos como percintas, solas de calçados, asfalto borracha e tapetes para automóveis. O executivo reforça, ainda, que é necessária a cooperação e colaboração entre todos os envolvidos nas diferentes cadeias da produção industrial. “Isso inclui desde as empresas e colaboradores envolvidos nas etapas iniciais, no extrativismo da matéria-prima, até a logística e a comercialização junto aos consumidores”.