Brasileiros reconhecidos pelo Global Legacy CarbonZERO Award
O Global Legacy CarbonZERO Award realizado no dia 16 de janeiro no Victoria Hall, localizado em Woburn nos Estados Unidos, reconheceu o trabalho dos brasileiros Ingrid Ribeiro e André Xavier pelas contribuições na Ecosave Group, empresa norte-americana referência em soluções sustentáveis. O evento reuniu 250 convidados dentre líderes empresariais e especialistas para celebrar iniciativas de impacto ambiental e social.
Ingrid Ribeiro participou do evento presencialmente e reforçou sua contribuição na liderança da missão de inovação da Ecosave Group, enquanto André Xavier, engenheiro brasileiro fundamental nos projetos da empresa, acompanhou remotamente, mostrando seu compromisso com a causa. A dupla foi reconhecida por sua dedicação em implementar soluções que não apenas reduzem emissões de carbono, mas também promovem economia para as famílias e contribuem para um futuro mais sustentável. Liderado por Michael Chaves e Polly Carvalho e com mais 10 anos de experiência nas indústrias de encanamento, HVAC e elétrica, a Ecosave Group adota práticas inovadoras e impactantes para transformar a maneira como as pessoas lidam com o meio ambiente em suas casas e comunidades.
Em 2024, a empresa construiu 480 residências com tetos fotovoltaicos, o que contribui para a redução da pegada de carbono ; 82 casas adotaram bombas de calor inteligentes, substituindo métodos antigos e ineficientes de aquecimento ; 46 casas migraram do aquecimento a óleo, reduzindo 514,1 toneladas métricas de CO₂, o equivalente a 111 carros a menos nas ruas ; 16 casas substituíram o gás natural por alternativas sustentáveis, evitando a emissão de 72,08 toneladas métricas de CO₂, equivalente ao impacto de 3.276 árvores plantadas, 480 residências migraram para energia solar, reduzindo drasticamente sua pegada de carbono e sete casas eliminaram o uso de propano, resultando em uma redução de 39,9 toneladas métricas de CO₂, ou 96 carros a menos circulando.
Segundo a Ecosave Group, as medidas irão impactar positivamente a próximas gerações. Em 25 anos, 12.852 toneladas métricas de CO₂ serão evitadas pelas casas que abandonaram o óleo como fonte de aquecimento, 1.802 toneladas métricas de CO₂deixarão de ser emitidas pelas casas que utilizam gás natural e 997,5 toneladas métricas de CO₂ serão economizadas pelas residências que usavam propano. Além do impacto ambiental, as famílias que adotaram essas soluções terão uma economia financeira de milhões de dólares ao longo de duas décadas e meia. A cerimônia deixou uma mensagem clara: "Juntos, podemos transformar o mundo em uma ação consciente por vez".