Liebherr e a BGG vão desenvolver projeto de geradores de energia

26/09/2024
Caso bem-sucedidas, as soluções de geração de energia podem oferecer mais uma maneira para as empresas de mineração reduzirem as emissões de gases de efeito estufa

A Liebherr e o Bruno Generators Group assinaram parceria para desenvolver em conjunto um estudo de viabilidade com foco na viabilidade da amônia verde como o principal combustível para soluções de geração de energia de baixa ou zero emissão para o setor de mineração. Caso bem-sucedidas, as soluções de geração de energia podem oferecer mais uma maneira para as empresas de mineração reduzirem as emissões de gases de efeito estufa durante as operações.

Os segmentos de produtos de mineração e componentes da Liebherr trabalharão junto com o Bruno Generators Group (BGG) para determinar como a expertise de cada parte pode ser usada para investigar a geração de energia de baixa emissão com amônia verde como combustível. A BGG é uma empresa italiana premium especializada em design, desenvolvimento e produção de geradores de energia de ponta, sistemas de armazenamento de energia de bateria e soluções de energia móvel. A Liebherr já investigou a amônia como fonte de energia para motores de combustão interna de combustível duplo. Os resultados dessas investigações são promissores e encorajam o desenvolvimento contínuo dessa solução.

A amônia verde é um transportador de hidrogênio que combina menores custos de transporte e armazenamento em comparação com o hidrogênio verde comprimido ou liquefeito com seu uso futuro como um vetor de energia em muitas áreas do mundo. "Estamos entusiasmados por trabalhar com a BGG neste projeto incrivelmente empolgante. Sua mentalidade inovadora e desenvolvimento e entrega rastreados de soluções de baixa emissão são uma combinação perfeita para nós enquanto trabalhamos em direção às nossas metas de emissão zero", diz Oliver Weiss, vice-presidente executivo de P&D, engenharia e produção da Liebherr-Mining Equipment SAS. Para Renato Bruno, CEO do Bruno Generators Group, unidade de negócios de motores de combustão do grupo viu resultados promissores da amônia como uma fonte de energia de baixa e zero emissão após várias execuções de bancada de teste. “Ficamos animados para ver como poderíamos capitalizar isso para fornecer ainda mais maneiras de nossos clientes buscarem emissões zero. Estamos muito orgulhosos da parceria e união de forças com a Liebherr Mining neste projeto. Juntos, compartilhamos uma visão comum com um comprometimento inabalável com a sustentabilidade, e nos esforçamos para liderar a indústria em práticas responsáveis", diz

Os geradores e unidades de energia off-board que operam com amônia verde podem fornecer maneiras de emissão baixa ou zero de suplementar o fornecimento de energia no local, além de um método de emissão reduzida para aliviar variações de energia ou apagões no local, enquanto unidades de energia off-board móveis que funcionam com amônia verde podem alimentar escavadeiras elétricas do lado de fora do poço, reduzindo as emissões e os requisitos de infraestrutura. "Estamos entusiasmados em lançar as bases para este importante passo em direção a uma solução de baixa ou zero emissão para nossos clientes de mineração", disse Steffen Apel, gerente de contas principais para motores de combustão na indústria de mineração da Liebherr-Components AG.