Projeto colaborativo visa preservação da Mantiqueira

21/09/2024
A Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira’, é uma iniciativa inédita para difundir conhecimento sobre práticas sustentáveis e promover ações com foco socioambiental.

Um grupo de especialistas em sustentabilidade, ambientalistas, líderes empresariais e acadêmicos lançou, no dia 21 de setembro,  um projeto colaborativo denominado ‘Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira’, iniciativa inédita para difundir conhecimento sobre práticas sustentáveis e promover ações com foco socioambiental. 

A equipe está desenvolvendo o projeto na Serra da Mantiqueira para aumentar a conscientização sobre sustentabilidade. 

A programação do evento começa pela manhã, com a socióloga e jornalista Maristela Bernardo, que tratará de “Políticas Públicas”, com destaque para a importância dos projetos de lei relacionados ao meio ambiente e como acompanhar suas aprovações. Logo após, a arquiteta urbanista Alejandra Devecchi abordará o tema “Ordenamento Territorial”, e tratará o Plano Diretor e temas associados. Na parte da tarde, Everton Oliveira, diretor do Instituto Água Sustentável e conhecido como “Professor Água”, irá debater a “Gestão Sustentável da Água”, ao abordar a preservação dos recursos hídricos, uso racional e direitos de preservação. 

Mário Mantovani, geógrafo e especialista em recursos hídricos, tratará do tema “Biodiversidade e Unidades de Conservação”, com foco nas iniciativas de proteção ambiental e no combate ao desmatamento.

Eugênio Singer, conhecido por sua atuação em projetos de sustentabilidade, lidera a iniciativa e já mobilizou mais de 500 pessoas para formar este centro de conhecimento focado na proteção da Serra da Mantiqueira e no desenvolvimento sustentável. “A Escola de Sustentabilidade tem como missão construir uma base de conhecimento voltada para a sustentabilidade, capacitando diferentes setores da sociedade para promover um desenvolvimento justo e equilibrado”, explica Singer. Ele também destaca o compromisso da ESM com a preservação ambiental, a justiça social e o incentivo à cultura e aos artistas locais, criando oportunidades e fortalecendo a cena cultural da região.

Com uma extensão de 1,5 milhão de hectares e abrangendo 425 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Serra da Mantiqueira necessita de uma abordagem integrada para sua conservação, unindo conhecimento técnico, participação de pessoas comprometidas e apoio financeiro de empresas focadas no desenvolvimento sustentável. 

O lançamento da ESM conta com o apoio da Cervejaria 3 Orelhas, Fazenda Retiro, Orgânicos Mantiqueira, Rock Rural e Letra em Ponto. O evento de lançamento pode ser visto no https://www.youtube.com/@Instituto_Pharos