Executiva norte-americana vê avanços com aprovação da lei
A engenheira norte-americana, Bessy M. Sutton, Gerente Regional de Vendas para América Latina do Grupo Badger Meter, Inc., ficou impressionada com os avanços e crescimento da Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, em São Paulo, em comparação a edições anteriores. No novo cenário, Bessy comentou que o setor está ‘aquecido’, com muitos participantes “negociando, apresentando projetos admiráveis e demonstrando trabalho sério”.
Tomando como referência o Marco do Saneamento, a executiva acredita que a lei permitiu que empresas privadas pudessem participar de forma mais produtiva e eficiente dos leilões do setor. Bessy afirmou que sua empresa tentava transferir mais tecnologia, mas não tinha grandes resultados. Depois da nova legislação foi convidada pela Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – para voltar ao País e viu um panorama totalmente diferente. Atualmente, a gerente da Badger Meter constatou que as prefeituras querem mais equipamentos técnicos de qualidade e inovações, além de demonstrarem mais vontade de aprender, melhorar a comunicação e evoluir a tecnologia empregada. “As equipes técnicas brasileiras apresentam mais evolução e possuem equipamentos mais modernos, e por isso o País obteve o maior desenvolvimento, especialmente da água e esgoto, nos últimos quatro anos, em comparação com os vizinhos da América Latina. Foi impressionante a diferença neste último período. Tudo me chamou a atenção, inclusive o interesse muito maior. Todos os profissionais querem aprender o que desejamos ensinar ao setor. Nossa experiência tem sido ótima tecnologicamente, e eles não precisam de ajuda para compor inúmeras soluções para o mercado nacional. São especialistas super capazes”, comentou Bessy.
No Brasil, a Badger Meter conta com a parceria da Fluid Feeder, empresa especialista em soluções para tratamento de água e efluentes. “É muito entusiasmante ver eles crescerem e nós cresceremos com eles. E agora já somos uma família. A Fluid Feeder é a cara do Badger Meter no Brasil. Ainda não estamos onde queremos estar, mas vamos para lá”, diz ela. Para o CEO da Fluid Feeder, engenheiro, Francisco Carlos Oliver, diz que sua expectativa em relação ao Grupo Badger Meter, Inc, da qual é representante comercial, é que sejam “cada vez mais sinérgicos e que uma marca se identifique cada vez mais com a outra. A companhia norte-americana é privada e está listada na bolsa de valores de Nova York. Atualmente é uma das maiores empresas de água do mundo”.
Citando as necessidades de uma ampliação sólida, a engenheira norte-americana, Bessy Sutton, revela que o “crescimento tem que ser com calma porque o setor é muito técnico”. A empresa está implementando no Brasil uma nova visão conceitual que é o Blue Edge®, pelo qual o cliente precisa ver profundamente tudo o que está relacionado com a água, como manancial, rio, lago, tratamento, distribuição, coleta e tratamento do esgoto, e devolução da água tratada e purificada, e também o conjunto do que tem a ver com este universo aquático como softwares, serviços, comunicações ou equipamentos. “Queremos que a Fluid Feeder cresça com essa visão do Badger Meter Group, e seja parte do Blue Edge®, isto é, que ao se deparar com um lugar precisa ver todos os aspectos que estão relacionados à água, que veja a água como um todo e tudo aquilo que está relacionado a ela, inclusive o esgoto. É preciso observar a água e esgoto como algo único para ter um ambiente completo não só de equipamentos, mas também de soluções gerais. É um conceito que você pode ver em todas as marcas da nossa indústria”, explica ela.
Segundo Bessy, o crescimento no mercado brasileiro irá depender dos investimentos e da volatilidade do próprio mercado. A Badger Meter implantou projetos com mais frequência e às vezes são fechados acordos muito grandes, porém em certas épocas do ano há também quedas. A razão do aumento da atual demanda, a seu ver, seria a ampliação das novas concessões privadas, e assim daqui para frente é natural mais investidas do Badger Meter Group no mercado do brasileiro. O Grupo Badger Meter, Inc., parceiro internacional da Fluid Feeder, é proprietário das marcas ATI – Analitycal Technology, Inc., Entech, s-can, Syrinyx e Telog. Atualmente, atende toda a América Latina, abrangendo desde o México até o Chile. Ao longo dos anos tem sido a companhia líder no mundo do setor em produtos de medição de vazão, qualidade da água e controle, atendendo concessionárias de água, municípios e clientes comerciais e industriais.