IBGE inicia coleta da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início, nesta segunda-feira (14), à fase de coleta da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2024. A pesquisa abrangerá os 5.571 municípios do país, com foco em serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. A coleta de dados está prevista para ocorrer até outubro deste ano, com os resultados sendo divulgados no segundo semestre de 2026.
Os informantes da pesquisa serão os prestadores de serviços municipais, que responderão a questionários sobre coleta seletiva, limpeza urbana e de praias, disposição final de resíduos sólidos, além de aspectos relacionados à infraestrutura de drenagem e manejo de águas pluviais. A gerente da PNSB, Fernanda Malta, destacou que o levantamento permitirá uma avaliação detalhada da oferta e qualidade desses serviços, além de analisar as condições ambientais e suas implicações na saúde e qualidade de vida da população.
A PNSB 2024 também investigará práticas sustentáveis, como compostagem doméstica, logística reversa e o funcionamento de Ecopontos — locais destinados à entrega voluntária de resíduos recicláveis e entulhos. No que diz respeito ao manejo de águas pluviais, serão analisadas soluções como galerias pluviais, bueiros, piscinões urbanos e pavimentos permeáveis, que visam minimizar problemas como enchentes e contaminação de corpos hídricos.