CASAN investe R$ 71 milhões em saneamento integrado em Pinhalzinho e região

CASAN investe R$ 71 milhões em infraestrutura de saneamento integrado em Pinhalzinho e região, beneficiando 32,2 mil habitantes com nova ETA e sistema de esgot…
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) anunciou um aporte de R$ 71 milhões para modernizar a infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Pinhalzinho, no Oeste catarinense. O investimento, apresentado durante evento com o governador Jorginho Mello e autoridades municipais, beneficiará também os municípios vizinhos de Nova Erechim e Águas Frias, totalizando aproximadamente 32,2 mil habitantes.
O programa divide-se em dois eixos principais. Na área de esgotamento sanitário, serão investidos R$ 45 milhões captados junto ao Banco Europeu de Investimento. A primeira etapa contempla a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta em aço inoxidável com tecnologia de tratamento terciário, garantindo efluentes de elevada pureza. O projeto também inclui uma Estação Elevatória, 25,8 quilômetros de redes coletoras e 2,9 quilômetros de tubulação emissária.
A cobertura inicial atingirá 32% da área urbana, atendendo o Centro e Bairro Nova Divineia com benefício direto a cerca de 6.500 habitantes. O cronograma prevê execução em 39 meses. Para o abastecimento de água, a CASAN investirá R$ 26 milhões do Programa Eco Invest Brasil na construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), ampliando a capacidade em 150% da atual.
A nova ETA seguirá padrão tecnológico já implementado em Araquari e em andamento em Biguaçu, utilizando tanques pré-fabricados em aço inoxidável com reuso da água de lavagem dos filtros, otimizando a produção de água tratada. A instalação deve ser concluída em aproximadamente 600 dias.
Para Pedro Joel Horstmann, presidente da CASAN, as obras representam investimento estratégico em infraestrutura essencial alinhado ao crescimento regional. "Estamos planejando para atender não apenas a demanda atual, mas também o crescimento futuro do município e da região. A nova ETA e o Sistema de Esgotamento Sanitário vão garantir mais segurança no abastecimento, proteção ao meio ambiente, saúde pública e qualidade de vida para milhares de moradores", afirmou.
O governador Jorginho Mello enfatizou a importância do investimento como demonstração do compromisso estadual com o desenvolvimento local. "Nosso papel é estar presente em cada município, independente do tamanho dele, ajudando os prefeitos a realizarem as obras que a população espera. É assim que fazemos um estado mais forte: investindo onde as pessoas vivem, trabalham e sonham construir seu futuro".
Os investimentos incluem a assinatura da ordem de serviço para as obras da ETA e da autorização para abertura de licitação do Sistema de Esgotamento Sanitário. As iniciativas fazem parte da estratégia de expansão da CASAN em Santa Catarina, alinhadas aos objetivos de universalização do saneamento e sustentabilidade ambiental.



