Publicidade
ESGOTO

ETE Barueri recebe primeira motobomba em investimento de quase R$ 70 milhões

ETE Barueri recebe primeira motobomba em investimento de quase R$ 70 milhões

A ETE Barueri recebe a primeira de quatro novas motobombas de alta capacidade como parte de um investimento de R$ 70 milhões para modernização e ampliação da e…

A Sabesp recebeu em sua ETE Barueri o primeiro de quatro novos conjuntos motobombas de alta capacidade, um dos marcos da nova fase de modernização e ampliação da estação. Equipamento inédito no Brasil, as motobombas entrarão em operação de forma escalonada até 2027. Os investimentos chegam a quase R$ 70 milhões por meio do Consórcio AGCS–Elevação, formado pela Andrade Gutierrez CS e Construtora Elevação.

Atualmente, o sistema de recebimento de esgoto bruto da ETE Barueri funciona com quatro bombas, cada uma com capacidade de seis mil litros por segundo, totalizando 24 mil L/s. Com a nova tecnologia da fabricante japonesa Ebara, essas bombas serão substituídas por quatro novas versões de nove mil L/s. Isso significa que a capacidade total do sistema saltará para 36 mil l/s, o que representa um aumento de 12 mil litros por segundo e ultrapassa 1 bilhão de litros diários de esgoto tratado, o que seria suficiente para encher cerca de 415 piscinas olímpicas diariamente.

O desenvolvimento das bombas exigiu soluções de engenharia avançadas como a estrutura da elevatória que não permite a passagem de um equipamento de grande porte inteiro, e foi necessário projetar uma carcaça bipartida, dividida em dois grandes blocos, facilitando o transporte e a montagem em espaços fechados. Além disso, a bomba foi desenhada com um sistema interno de dois canais (dupla voluta), que equilibra a força da água, além de evitar que as peças internas sofram pressão excessiva, reduzindo o desgaste, aumentando a segurança e fazendo com que o equipamento opere por mais tempo. As bombas são fabricadas pela empresa japonesa Ebara, com produção na China sob rigoroso controle de qualidade internacional. A chegada dessa primeira superbomba é um marco para a modernização da ETE Barueri e para o saneamento de São Paulo. “Estamos trazendo tecnologia de ponta e inédita no país para a nossa infraestrutura”, acrescenta Gustavo Fehlberg, diretor-executivo de Compras e Serviços Corporativos da Sabesp.

A estratégia de instalação e mobilização logística teve começou em junho com a chegada da primeira unidade no Porto de Santos e com funcionamento previsto para janeiro de 2027. As demais unidades entrarão em operação de forma escalonada até o próximo ano. A modernização eleva a capacidade média de tratamento da ETE de 16.000 para 22,5 mil litros por segundo, representando um ganho potencial de 2 milhões de habitantes beneficiados em capacidade de saneamento. A unidade atende de forma contínua os municípios de São Paulo, Barueri, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, além de partes dos territórios de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, garantindo maior confiabilidade e resiliência ao Sistema Tietê.

Artigos Relacionados