Iguá Rio evita contaminação de 94 milhões de l de água

O projeto "Óleo Solidário" da Iguá Rio evita a contaminação de 94 milhões de litros de água através da coleta e descarte correto de óleo de cozinha usado.
A Iguá Rio por meio do projeto “Óleo Solidário” tem como objetivo combater o descarte irregular do óleo de cozinha em pias, ralos e vasos sanitários em junho durante o período de festas juninas. A iniciativa ocorre desde 2023 e já evitou a contaminação de mais de 94 milhões de litros de água na Zona Sudoeste do Rio e no Centro-Sul Fluminense ou o volume equivalente a aproximadamente 37 piscinas olímpicas.
Ao longo de três anos, a campanha arrecadou 3.779 litros de óleo de cozinha usado, que deixaram de ser descartados de forma irregular. A ação mobiliza moradores, escolas, associações comunitárias, clínicas da família e projetos sociais para incentivar práticas sustentáveis e conscientizar sobre os impactos ambientais do descarte inadequado. Além de contaminar rios, lagoas e lençóis freáticos, o óleo descartado incorretamente também contribui para o entupimento das tubulações internas dos imóveis e da rede pública de esgoto. O resíduo se acumula nas paredes das tubulações, dificulta o escoamento e pode provocar extravasamentos, além de atrair pragas urbanas transmissoras de doenças.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1 bilhão de litros de óleo são descartados de forma inadequada todos os anos no Brasil. Cada litro despejado irregularmente pode contaminar até 25 mil litros de água. “Cada gota de óleo descartada de forma incorreta pode gerar impactos significativos para o meio ambiente e para o sistema de esgotamento sanitário. Em épocas como as festas juninas, em que o consumo de frituras aumenta, reforçar essa conscientização é fundamental. O descarte correto é um gesto simples, mas que contribui diretamente para a preservação da água, para a saúde pública e para a qualidade de vida da população”, diz a gerente de Responsabilidade Social da Iguá Rio, Izabel Loureiro.
Atualmente, a Iguá Rio disponibiliza 26 pontos de coleta gratuitos, dos quais 20 na cidade do Rio de Janeiro, três em Miguel Pereira e três em Paty do Alferes. Os moradores devem armazenar o óleo usado em garrafas PET fechadas antes da entrega. Todo o material arrecadado é encaminhado para reciclagem e pode ser transformado em produtos como sabão em barra e outros itens de higiene, promovendo economia circular e redução dos impactos ambientais. Na Zona Sudoeste do Rio, a campanha já arrecadou 2.917 litros de óleo usado, evitando a contaminação de cerca de 72,9 milhões de litros de água. Em Miguel Pereira e Paty do Alferes, foram coletados 862 litros, preservando aproximadamente 21,5 milhões de litros de água.

