Publicidade
SANEAMENTO

Sanepar inaugura reservatório de 10 milhões de litros de água em Curitiba

Sanepar inaugura reservatório de 10 milhões de litros de água em Curitiba

A Sanepar inaugurou um novo reservatório de 10 milhões de litros em Curitiba, dobrando a capacidade de armazenamento de água tratada na região sul.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou no último dia 19 de junho um novo reservatório de água em na região sul de Curitiba, com capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água tratada. Com 54 metros de diâmetro e 4,4 metros de altura, a nova estrutura se junta a outro reservatório de concreto existente no local, que comporta 15 milhões de litros. Assim, a Sanepar praticamente dobra a capacidade de armazenamento da região, saltando de 15 milhões para 25 milhões de litros. “Era uma região que precisava desse investimento. Fazemos isso para chegar nas pessoas e oferecer um bom serviço. Onde tem Sanepar, junto com as prefeituras e o Governo do Estado, tem inclusão social e saúde pública”, disse diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

A nova estrutura beneficiará diretamente 130 mil pessoas de cinco bairros (Tatuquara, Umbará, Cidade Industrial, Sítio Cercado e Pinheirinho) e, indiretamente, cerca de 1 milhão de habitantes da capital e da Região Metropolitana (RMC). Além do reservatório, a região Sul ganhou 24 km de novas redes de abastecimento, melhorando a distribuição. A estrutura amplia a flexibilidade do Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba (Saic), permitindo o envio de água para outras regiões da capital e da RMC, se necessário. O prefeito Eduardo Pimentel agradeceu pelo investimento, que contribui para a capital figurar nos principais rankings de melhores cidades do mundo para se viver.

“Vi essa obra acontecer em ritmo muito rápido. Parabéns à Sanepar e aos prestadores de serviço por essa ação que ajuda muito no desenvolvimento da capital”, disse Pimentel.

Curitiba é referência em saneamento básico, sendo a primeira capital do país a atingir as metas do Marco Regulatório, com 100% de água tratada e 99,5% do esgoto coletado — sendo todo o volume tratado com tecnologias avançadas antes de retornar aos rios. Também participaram do evento a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris; a deputada estadual Márcia Huçulak; o vereador Mauro Bobato; diretores e empregados da Sanepar; representantes da GEL Engenharia, responsável pela obra, e lideranças locais.

Artigos Relacionados